VAGAS ES

Oportunidades de emprego no Espirito Santo.

19 setembro 2013

Cursos Técnicos Gratuitos

Pronatec FIC: abertas as inscrições para mais de 2.900 vagas
terça-feira, 17 de setembro de 2013


Os capixabas que ainda não têm formação técnica, mas que desejam ingressar nomercado de trabalho têm uma nova chance para se qualificar gratuitamente. Asinscrições para o Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec)já estão abertas e seguem até o dia 27 de setembro.

As inscrições devem ser feitas exclusivamente por meio do endereço eletrônico da Sedu- http://www.educacao.es.gov.br. No ato da inscrição, o candidato deve informar onúmero do CPF – e também registro de matrícula e data de nascimento, no caso dosalunos da rede estadual – e optar apenas por um curso e um turno, desde que não sejao mesmo turno em que esteja matriculado na escola. Esta é a 3ª edição do Programa em 2013.

A classificação dos candidatos será feita pela ordem de inscrição. O resultado será divulgado no dia 1º de outubro no site da Sedu. As aulas, realizadas no contraturno escolar dos aprovados, também começam no mesmo mês.

Pronatec

A formação contempla a modalidade Formação Inicial e Continuada (FIC), oferece mais de 2.900 vagas em cursos de curta duração – de 160 a 320 horas (três a seis meses) – com o propósito de iniciar o jovem no mercado de trabalho. Ao todo serão 2.911 vagas para alunos da 2ª e 3ª séries do ensino médio da rede estadual ou, da rede privada, desde que comprovem a condição de bolsista integral por razões socioeconômicas.

Os cursos passam por diversos setores, que vai do administrativo ao industrial, como eletricista de automóveis, auxiliar de recursos humanos e desenhista de moda, com oferta também na área de comércio e serviços gerais.

Entre outras opções, o aluno também vai poder escolher formação para programador de sistemas, operador de máquina florestal e soldador.

Ao todo, serão ofertados 41 cursos que abrangem 35 municípios, como Vitória, Vila Velha, Aracruz, Castelo, dentre outros, que podem ser consultados por meio do edital.

O Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) tem parceria com o Instituto Federal do Espírito Santo (Ifes), o Serviço de Aprendizagem Industrial (Senai) e o Serviço de Aprendizagem Comercial (Senac).

Rede Formar

A Rede Formar - Programa de Educação Profissional desenvolvido pelo Governo do Espírito Santo – é uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação (Sedu) e a de Ciência, Tecnologia, Inovação, Educação Profissional e Trabalho (Sectti) com o objetivo de ampliar a educação técnica de nível médio. A meta é ofertar mais de 160 mil vagas de formação em diversas áreas prioritárias para o Estado até 2014, atingindo todas as regiões capixabas.

O programa, em suas diferentes modalidades de oferta, reúne as redes de ensino federal, estadual e privada e articula-se com as políticas nacionais, a exemplo do Pronatec, como forma de potencializar os esforços na formação técnica.

De 2011 até agora, já foram ofertadas quase 70 mil vagas pela Sedu nas diversas modalidades de cursos técnicos, chegando a 72 municípios, com investimentos que superam os R$ 150 milhões.

Confira o edital

Informações Adicionais:

(27) 3636-7872 / 3636 - 7873

Fonte:es.gov.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário